• Acessibilidade
  • kIr para o Conteúdo
  • aIr para a busca
  • qMenu
Portal da Transparência Portal da Transparência

Comissão de Saúde da Ascop/SC inicia preparativos para participação nas Conferências de Saúde

Os integrantes dos conselhos que compõem a Comissão de Saúde da Ascop/SC estiveram reunidos na sexta-feira, 15 de fevereiro, na sede do Coren/SC, para debater ações e encaminhamentos que promovam a participação das categorias nas Conferências de Saúde que ocorrem este ano. Até 15 de abril ocorrem as etapas municipais, de 16 de abril a 15 de junho devem ser realizadas as etapas estaduais e de 4 a 7 de agosto será realizada a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), considerada o maior evento de participação social do Brasil. O evento será em Brasília (DF), com o tema “Democracia e Saúde” e é uma realização do Ministério da Saúde, com organização do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, coordenou a reunião junto com a conselheira do CRP-12, Jaira Rodrigues, que trouxe as informações das conferências. Estiveram presentes Ana Paula Ferreira da Silva, conselheira do CRN 10, Pietra Diehl Klein, coordenadora técnica do CRN 10, Jaqueline Maria Oliani Ijuim, conselheira do Crefono 3, Paulo Zunino, assessor técnico de fiscalização do CRMV/SC, e Ronald dos Santos assessor técnico do CRF/SC. Integram a Comissão de Saúde ainda o CREF3/SC, Crefito10, CRO/SC e CRM/SC.

Após leitura de alguns materiais e considerações levantadas pelos participantes, ficou decidido que é importante que todos os conselhos da área da saúde iniciem a divulgação imediata de postagens sobre o tema nos seus respectivos canais de informação com os profissionais. O assessor técnico do CRF/SC, Ronald dos Santos, que era também o presidente do Conselho Nacional de Saúde até o final de 2018, sugeriu a realização de uma Conferência Livre para chamar os profissionais a debater sobre assuntos de interesse dos conselhos.

Foi aprovada a iniciativa, com objetivo de dar visibilidade ao tema da formação e do mercado de trabalho. O tema da Conferência Livre será “Direito à Saúde e sua relação com o trabalho e a formação em saúde”, sendo que vai ocorrer no dia 4 de maio (sábado), das 8h30 às 17h30, em local a ser definido.

A presidente do Coren/SC vai buscar auditórios que tenham cerca de 200 lugares em Florianópolis e vai convidar a doutora em Enfermagem, ex-presidente do Coren/SC, professora da UFSC Denise Pires para falar de “Trabalho em Saúde e o direito à saúde”. A conselheira do CRP-SC irá convidar o médico, doutor em educação e professor da UFSC, Marco Aurélio Da Ros, para palestrar sobre “Mundo do Trabalho e o direito à saúde”. A conselheira do CRN-10 irá fazer contato para trazer a professora da USP, filósofa Terezinha Azeredo Rios, para abordar “A formação em saúde e o direito à saúde”. Depois que todas as confirmações forem feitas e o evento estiver formatado, os conselhos irão divulgar entre os profissionais.

Fonte: ASCOP

Voltar