NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prezado(a) Fonoaudiólogo(a) do Estado do Paraná

Diante das reclamações de profissionais fonoaudiólogos nas mídias sociais o Conselho Regional de Fonoaudiologia – 3ª Região esclarece que:

Em reunião realizada em 09 de março de 2021, que envolveu os órgãos representativos das profissões regulamentadas da saúde, Ministério Público do Paraná, MP do Trabalho, Defensoria Pública da União e Secretaria de Saúde de Curitiba, os Conselhos Profissionais da área da Saúde insistiram para que as autoridades definam os critérios de forma objetiva e os comuniquem amplamente, além de retomar imediatamente a imunização, ainda que de forma escalonada, dos profissionais inscritos e listados nos respectivos conselhos profissionais. 

O Conselho Regional de Fonoaudiologia 3ª Região, atendendo à solicitação de algumas Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Paraná, encaminhou as listagens dos profissionais com registro ativo em seus cadastros.

Desta forma, o Conselho Regional de Fonoaudiologia 3ª Região ante ao questionamento de fonoaudiólogos sobre o não chamamento para a etapa de vacinação, reforça ter enviado, na íntegra, todos os dados solicitados pelas secretarias municipais de saúde do Estado.

Cabe salientar que: "A partir desse envio, nenhum Conselho de Profissões Regulamentadas tem qualquer tipo de ação sobre o tratamento dos dados, escalonamento, aplicativos, agendamentos e reagendamentos. Tais atribuições não são de alçada do CRFa – 3ª e sim de competência legal das autoridades sanitárias".

O Conselho de Fonoaudiologia destaca ainda ter oficiado as autoridades "para que todos os fonoaudiólogos recebam a vacina, e que "ações de outros órgãos não devem ser ônus do CRFa- 3ª, eis que não são de sua responsabilidade determinada por Lei".

Voltar