O Dia Mundial da Voz é celebrado internacionalmente no próximo dia 16 de abril, data em que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveitam para promover a Campanha Amigos da Voz, que em 2021 completa a sua 16a edição com o tema "Sua Voz Diz Muito Sobre Você".
"Neste ano, a Campanha Amigos da Voz quer chamar a atenção das pessoas para a identidade vocal. A voz de cada um de nós diz muito sobre nossa personalidade e nossa história, ela impacta nossos relacionamentos e pode, inclusive, colaborar para o sucesso profissional. É importante lembrar que alterações vocais podem sinalizar a presença de doenças neurológicas (por exemplo, Doença de Parkinson), refluxo gastroesofágico ou até mesmo câncer de laringe, o que também afeta a questão da identidade vocal. Por isso, é importante estarmos atentos e conscientes das características de nossa voz", relata a fonoaudióloga coordenadora do Departamento de Voz da SBFa, dr.ª Lívia Lima.
Dentro os sinais de alerta a serem investigados por um profissional, estão: rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar por mais de 15 dias, e sem motivo aparente, como infecções de garganta, esforço ao falar em situações de apresentação e afins.
A Embaixadora da campanha de 2021, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes gravou um recado em vídeo, onde explica a importância de sermos amigos de nossa voz para que suas alterações não afetem a nossa de qualidade de vida e nem o desempenho profissional.
É o que também explica a fonoaudióloga, vice-coordenadora da SBFa, dr.ª, Thays Vaiano, "Há estudos que, por exemplo, apontam que um distúrbio de voz pode trazer consequências sociais a partir de percepções sobre segurança e credibilidade, gerando implicações diretas no mercado de trabalho 1.
A voz e a pandemia pela covid-19
A campanha de 2021 também reforça a importância dos cuidados com a voz em tempos de pandemia pela covid-19. As pessoas têm feito mais esforço para falar por causa do uso das máscaras, que abafam a voz e dificultam a articulação. Além disso, novas demandas vocais e posturais surgiram com o excesso do universo on-line (aulas, palestras, reuniões, treinamentos, etc.), o que exigiu uma reorganização da integração voz e corpo para corresponder aos desafios do novo momento.
Outro público diretamente impactado envolve as pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e que evoluíram com intubação ou sequelas neurológicas, necessitando de reabilitação vocal. "Há um estudo que apresenta a prevalência e a gravidade da lesão laríngea proporcional ao tempo que o paciente precisou ficar intubado, resultando em risco de disfonia (76%) e disfagia (49%) após a extubação (3)", comenta dra. Lívia.
Dicas para ser "Amigo da Sua Voz":
- Articule bem as palavras, sem realizar esforço vocal;
- Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
- Beba água com frequência para manter a hidratação das estruturas vocais;
- Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;
- Use roupas confortáveis que permitam uma boa movimentação de abdômen, tórax e pescoço;
- Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
- Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
- Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
- Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz de forma contínua;
- Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
- Em situações de comunicação no ambiente on-line procure manter seu rosto bem iluminado, posicione-se no centro da câmera e faça pequenas pausas para alongamentos corporais e relaxamento;
- Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.
No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.
As ações da Campanha:
Além de conteúdos informativos disponíveis no site oficial da campanha, por meio do site da SBFa, e nas redes sociais da SBFa – Facebook e Instagram o departamento de voz promoverá no dia 16 de abril, às 12h, no canal do YouTube da SBFa, uma live especial sobre o tema, com os principais especialistas da área.
A população também poderá responder e repostar em suas redes sociais o *"bingo da voz", com indicativo de quando procurar avaliação profissional. Mas, atenção, todo diagnóstico só pode ser feito em consulta.
Scott R. Schroeder, Hannah N. Rembrandt, Samantha May, Max R. Freeman. Does having a voice disorder hurt credibility? Journal of Communication Disorders. Volume 87, 2020. https://doi.org/10.1016/j.jcomdis.2020.106035.
Ciarán Kenny. Dysphonia and Vocal Tract Discomfort While Working From Home During COVID-19. Journal of Voice, 2020. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2020.10.010
Brodsky MB, Levy MJ, Jedlanek E, et al. Laryngeal injury and upper airway symptoms after oral endotracheal intubation with mechanical ventilation during critical care. Crit Care Med. 2018;46:2010–2017. https://doi.org/10.1097/CCM.0000000000003368.
*Bingo da voz - Referência: Índice de Desvantagem Vocal – IDV e crédito: Behlau et al. J Voice. 2016